Meus filmes favoritos – Janeiro 2014

No início do ano eu fiz uma lista de melhores filmes. A ideia era fazer um top1000, mas eu parei no 235. Resolvi só colocar poucos filmes que me marcaram muito este ano mas sem alterar nenhuma posição. Ainda que gostos mudem e algumas posições talvez seriam alteradas profundamente, creio que as primeiras colocações são bem justas, assim como a ideia geral da lista.

Acho que Ozu é o cineasta mais repetido aí. 8 filmes no top100 (com “Bom Dia” quase entrando) e 11 no top200.

Acho que todo o top16 aí pode ganhar o nível “filme da minha vida”.

O meu top200 segue:

1. Morte em Veneza (Morte a Venice, 1971, ITA/FRA) de Luchino Visconti
2. Teorema (Teorema, 1968, ITA) de Pier Paolo Pasolini
3. Era uma Vez em Tóquio (Tôkyô monogatari, 1953, JAP) de Yasujirô Ozu
4. Os Fortes não Descansam (Pas de repos pour les braves, 2003, FRA) de Alain Guiraudie
5. O Raio Verde (Le Rayon Vert, 1986, FRA) de Eric Rohmer
6. Não Estou Lá (I’m Not There., 2007, EUA/ALE) de Todd Haynes
7. Paciência Zero (Zero Patience, 1994, RUN/CAN) de John Greyson
8. De Olhos bem Fechados (Eyes Wide Shut, 1999, EUA/RUN) de Stanley Kubrick
9. Também Fomos Felizes (Bakushû, 1951, JAP) de Yasujirô Ozu
10. Pai e Filho (Otets i syn, 2003, RUS/ALE/ITA/HOL) de Aleksandr Sokurov
11. Jeanne Dielman, 23 Quai du Commerce, 1080 Bruxelles (Jeanne Dielman, 23 Quai du Commerce, 1080 Bruxelles, 1976, BEL/FRA) de Chantal Akerman
12. 2001 – Uma Odisséia no Espaço (2001: A Space Odyssey, 1968, RUN) de Stanley Kubrick
13. As Horas (The Hours, 2002, EUA-/RUN) de Stephen Daldry
14. Rosas Selvagens (Les roseaux sauvages, 1994, FRA) de André Techiné
15. Felizes Juntos (Chun gwong cha sit, 1997, HKO) de Wong Kar-Wai
16. Amor à Flor da Pele (Fa yeung nin wa, 2000, HKO/FRA/TAI) de Wong Kar Wai
17. Janela Indiscreta (Rear Window, 1954, EUA) de Alfred Hitchcock
18. Mal dos Trópicos (Sud Pralad, 2004, TAI/FRA/ALE/ITA) de Apichatpong Weerasethakul
19. A Turba (The Crowd, 1928, EUA) de King Vidor
20. Flor do Equinócio (Higanbana, 1958, JAP) de Yasujirô Ozu
21. O Mestre (The Master, 2012, EUA) de Paul Thomas Anderson
22. Nosferatu – O Vampiro da Noite (Nosferatu: Phantom der Nacht, 1979, RFA/FRA) de Werner Herzog
23. O Poderoso Chefão 3 (The Godfather: Part III, 1990, EUA) de Francis Ford Coppola
24. O Enigma de Kaspar Hauser (Jeder für sich und Gott gegen alle, 1974, RFA) de Werner Herzog
25. A Rotina tem seu Encanto (Sanma no aji, 1962, JAP) de Yasujirô Ozu
26. Magnólia (Magnolia, 1999, EUA) de Paul Thomas Anderson
27. Taxi Driver – Motorista de Táxi (Taxi Driver, 1976, EUA) de Martin Scorsese
28. Cidade dos Sonhos (Mulholland Dr., 2001, FRA/EUA) de David Lynch
29. O Fantasma (O Fantasma, 2000, POR) de João Pedro Rodrigues
30. De Vento em Popa (1957, BRA) de Carlos Manga
31. A Outra (Another Woman, 1988, EUA) de Woody Allen
32. Fúria (Fury, 1936, EUA) de Fritz Lang
33. O Leopardo (Il Gattopardo, 1963, ITA/FRA) de Luchino Visconti
34. Cantando na Chuva (Singin’ in the Rain, 1952, EUA) de Gene Kelly, Stanley Donen
35. City Girl (City Girl, 1930, EUA) de F. W. Murnau
36. Blow Job (Blow Job, 1963, EUA) de Andy Wahrol [media]
37. Os Guarda-Chuvas do Amor (Les Parapluies de Cherbourg, 1963, FRA/RFA) de Jacques Demy
38. Manhattan (Manhattan, 1979, EUA) de Woody Allen
39. Dias de Outono (Akibiyori, 1960, JAP) de Yasujirô Ozu
40. Os Inocentes (The Innocents, 1961, EUA/RUN) de Jack Clayton
41. Chuva (Regen, 1929, HOL) de Mannus Franken, Joris Ivens [curta]
42. Johnny Guitar (Johnny Guitar, 1954, EUA) de Nicholas Ray
43. Beauty #2 (Beauty #2, 1965, EUA) de Andy Wahrol
44. Mary Poppins (Mary Poppins, 1964, EUA) de Robert Stevenson
45. Uma Mulher Sob Influência (A Woman Under the Influence, 1974, EUA) de John Cassavetes
46. A Primeira Noite de um Homem (The Graduate, 1967, EUA) de Mike Nichols
47. As Pontes de Madison (The Bridges of Madison Country, 1995, EUA) de Clint Eastwood
48. India Song (India Song, 1975, FRA) de Marguerite Duras
49. A Mulher da Areia (Suna no onna, 1964, JAP) de Hiroshi Teshigahara
50. O Leão no Inverno (The Lion in Winter, 1968, RUN) de Anthony Harvey

51. Hora de Voltar (Garden State, 2004, EUA) de Zach Braff
52. Filho Único (Hitori musuko, 1936, JAP) de Yazujirô Ozu
53. O Poderoso Chefão (The Godfather, 1972, EUA) de Francis Ford Coppola
54. Noites de Lua Cheia (Les Nuits de la Pleine Lune, 1984, FRA) de Eric Rohmer
55. Tudo Sobre Minha Mãe (Todo Sobre Mi Madre, 1999, ESP/FRA) de Pedro Almodóvar
56. O Baile (Le Bal, 1983, EUA) de Ettore Scola
57. Hiroshima, Meu Amor (Hiroshima mon amour, 1959, FRA/JAP) de Alan Resnais
58. Começo de Primavera (Soshun, 1956, JAP) de Yasujirô Ozu
59. O Iluminado (The Shining, 1980, RUN/EUA) de Stanley Kubrick
60. Um Corpo que Cai (Vertigo, 1958, EUA) de Alfred Hitchcock
61. Tarde Demais (The Heiress, 1949, EUA) de William Wyler
62. The Living End (The Living End, 1992, EUA) de Gregg Araki
63. Luzes da Cidade (City Lights, 1931, EUA) de Charles Chaplin
64. Crepúsculo dos Deuses (Sunset Blvd., 1950, EUA) de Billy Wilder
65. Crepúsculo em Tóquio (Tôkyô Boshoku, 1957, JAP) de Yasujirô Ozu
66. O Pecado Mora ao Lado (The Seven Years Itch, 1955, EUA) de Billy Wilder
67. Lawrence da Arábia (Lawrence of Arábia, 1962, RUN) de David Lean
68. Uma Janela Para o Amor (A Room With a View, 1985, RUN) de James Ivory
69. Zelig (Zelig, 1983, EUA) de Woody Allen
70. Aurora (Sunrise: A Song of Two Humans, 1927, EUA) de F. W. Murnau
71. …E o Vento Levou (Gone With the Wind, 1939, EUA) de Victor Fleming
72. Beleza Americana (American Beauty, 1999, EUA) de Sam Mendes
73. Pérfida (The Little Foxes, 1941, EUA) de William Wyller
74. Inquietos (Restless, 2011, EUA) de Gus Van Sant
75. Luz Silenciosa (Stellet licht, 2007, MEX/FRA/HOL/ALE) de Carlos Reygadas
76. A Última Sessão de Cinema (The Last Picture Show, 1971, EUA) de Peter Bogdanovich
77. Elefante (Elephant, 2003, EUA) de Gus Van Sant
78. Quanto Mais Quente Melhor (Some Like it Hot, 1959, EUA) de Billy Wilder
79. Um Dia, Um Gato (Az prijde kocour, 1963, TCH) de Vojtech Jasný
80. Tio Boonmee, que Pode recordar suas vidas passadas (Loong Boonmee raleuk chat, 2010, TAI/RUN/FRA/ALE/ESP/HOL) de Apichatpong Weerasethakul
81. A Dança dos Vampiros (Dance of the Vampires, 1967, EUA/RUN) de Roman Polanski
82. Querelle (Querelle, 1982, RFA/FRA) de Rainer Werner Fassbinder
83. Amarcord (1973, ITA) de Federico Fellini
84. Lanternas Vermelhas (Da hong deng long gao gao gua, 1991, CHN/HKO/TWN) de Zhang Yimou
85. Quase Famosos (Almost Famous, 2000, EUA) de Cameron Crowe
86. A Malvada (All About Eve, 1950, EUA) de Joseph L. Mankiewicz
87. A Última Gargalhada (Der Letzte Mann, 1924, ALE) de F. W. Murnau
88. Ensina-me a Viver (Harold and Maude, 1971, EUA) de Hal Ashby
89. Solidão (Lonesome, 1928, EUA) de Pál Fejös
90. Sob o Signo de Capricórnio (Under Capricorn, 1949, RUN) de Alfred Hitchcock
91. O Grito (Il Grido, 1957, ITA/EUA) de Michelangelo Antonioni
92. Laços Humanos (A Tree Grows in Brooklyn, 1945, EUA) de Elia Kazan
93. Noites Felinas (Les nuits fauves, 1992, FRA) de Cyril Collard
94. E Sua Mãe Também (Y tu mamá también, 2001, MEX/EUA) de Alfonso Cuarón
95. Um Dia de Cão (A Dog Day Afternoon, 1975, EUA) de Sidney Lumet
96. A Rosa Púrpura do Cairo (The Purple Rose of Cairo, 1985, EUA) de Woody Allen
97. Ladrões de Cinema (1977, BRA) de Fernando Coni Campos
98. Depois de Maio (Après Mai, 2012, FRA) de Oliver Assayas
99. Todos Dizem Eu Te Amo (Everyone Says I Love You, 1996, EUA) de Woody Allen
100. Documentário (1966, BRA) de Rogério Sganzerla

101. Playtime – Tempo de Diversão (Play Time, 1967, FRA/ITA) de Jacques Tati
102. O Invencível (Aparajito, 1956, IND) de Satyajit Ray
103. Os Pássaros (The Birds, 1963, EUA) de Alfred Hitchcock
104. Bom Dia (Ohayô, 1959, JAP) de Yasujirô Ozu
105. A Doce Vida (La Dolce Vita, 1960, ITA/FRA) de Federico Fellini
106. Encontros e Desencontros (Lost in Translation, 2003, EUA/JAP) de Sofia Coppola
107. O Expresso de Shanghai (Shanghai Express, 1932, EUA) de Josef von Sternberg
108. Cidadão Kane (Citizen Kane, 1941, EUA) de Orson Welles
109. Toy Story 3 (Toy Story 3, 2010, EUA) de Lee Unkrich
110. My Hustler (My Hustler, 1965, EUA) de Andy Warhol, Chuck Wein
111. Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (Annie Hall, 1977, EUA) de Woody Allen
112. O Preço da Solidão (The Effect of Gamma Rays on Man-in-the-Moon Marigolds, 1972, EUA) de Paul Newman
113. Esta Terra É Minha (Bound for Glory, 1976, EUA) de Hal Ashby
114. Gritos e Sussurros (Viskningar och Rop, 1972, SUE) de Ingmar Bergman
115. Na Solidão da Noite (Dead of Night, 1945, RUN) de Alberto Cavalcanti, Charles Crichton, Basil Dearden, Robert Hamer
116. Santiago (2007, BRA) de João Moreira Salles
117. Zoolander (Zoolander, 2001, EUA) de Ben Stiller
118. Violência e Paixão (Gruppo di Famiglia in um interno, 1974, ITA/FRA) de Luchino Visconti
119. O Pornógrafo (1970, BRA) de João Callegaro
120. Meu Tio (Mon Oncle, 1958, FRA) de Jacques Tati
121. Era Uma Vez na América (Once Upon Time in America, 1984, EUA) de Sergio Leone
122. Um Dia Muito Especial (Una Giornata Particolare, 1976, ITA/CAN) de Ettore Scola
123. O Novo Mundo (The New World, 2005, EUA) de Terrence Malick
124. Almas Perversas (Scarlet Street, 1945, EUA) de Fritz Lang
125. Fanny e Alexander (Fanny och Alexander, 1982, SUE/FRA/RFA) de Ingmar Bergman
126. Nem Sansão Nem Dalila (1954, BRA) de Carlos Manga
127. Maurice (Maurice, 1987, RUN) de James Ivory
128. Garotos de Programa (My Own Private Idaho,1991, EUA) de Gus Van Sant
129. As Vinhas da Ira (The Grapes of Wrath, 1940, EUA) de John Ford
130. O Mundo de Apu (Apu Sansar, 1959, IND) de Satyajit Ray
131. Quero ser John Malkovich (Being John Malkovich, 1999, EUA) de Spike Jonze
132. Mouchette – A Virgem Possuída (Mouchette, 1967, FRA) de Robert Bresson
133. A Noiva Estava de Preto (La mariée était en noir, 1968, FRA/ITA) de François Truffaut
134. Quem Tem Medo de Virginia Woolf? (Who’s Afraid of Virginia Woolf?, 1966, EUA) de Mike Nichols
135. O Sétimo Selo (Det Sjunde Inseglet, 1957, SUE) de Ingmar Bergman
136. Vive-se Só Uma Vez (You Only Live Once, 1937, EUA) de Fritz Lang
137. Foi Apenas um Sonho (Revolutionary Road, 2008, EUA/RUN) de Sam Mendes
138. O Conselheiro (Counsellor at Law, 1933, EUA) de William Wyler
139. Aguirre, a Cólera dos Deuses (Aguirre, der Zorn Gottes, 1972, RFA) de Werner Herzog
140. O Demônio da Argélia (Pépé le Moko, 1937, FRA) de Julien Duvivier
141. Maridos e Esposas (Husbands and Wives, 1992, EUA) de Woody Allen
142. Um Filme Falado (2003, POR/FRA/ITA) de Manoel de Oliveira
143. A Comilança (La Grande Bouffe, 1973, FRA) de Marco Ferreri
144. A Primavera de uma Solteirona (The Prime of Miss Jean Broadie, 1969, RUN) de Ronald Neame
145. Fale com Ela (Hable con Ella, 2002, ESP) de Pedro Almodóvar
146. Farrapo Humano (The Lost Weekend, 1945, EUA) de Billy Wilder
147. Mundo Cão (Ghost World, 2001, EUA/RUN/ALE) de Terry Zwigoff
148. O Rato que Ruge (The Mouse That Roared, 1959, RUN) de Jack Arnold
149. A Noiva de Frankenstein (Bride of Frankenstein, 1935, EUA) de James Whale
150. A Noite dos Mortos-Vivos (Night of the Leaving Dead, 1968, EUA) de George A. Romero

151. Através de um Espelho (Såsom i en spegel, 1961, SUE) de Ingmar Bergman
152. Submarino Amarelo (Yellow Submarine, 1968, EUA) de George Dunning
153. O Bebê de Rosemary (Rosemary’s Baby, 1968, EUA) de Roman Polanski
154. Velha Juventude (Youth Without Youth, 2007, EUA/ALE/ITA/FRA/ROM) de Francis Ford Coppola
155. Terra em Transe (1967, BRA) de Glauber Rocha
156. Toy Story 2 (Toy Story 2, 1999, EUA) de John Lasseter, Ash Brannon
157. Os Eternos Desconhecidos (I Soliti ignoti, 1958, ITA) de Mario Monicelli
158. Os Exêntricos Tenenbaums (The Royal Tenenbaums, 2001, EUA) de Wes Anderson
159. Maria Antonieta (Marie Antoinette, 2006, EUA/FRA/JAP) de Sofia Coppola
160. Doce Amianto (2013, BRA) de Guto Parente, Uirá dos Reis
161. O Poderoso Chefão 2 (The Godfather: Part II, 1974, EUA) de Francis Ford Coppola
162. O Espião que Saiu do Frio (The Spy Who Came in From the Cold, 1965, EUA) de Martin Ritt
163. The Overcoat (Shinel, 1926, URS) de Grigori Kozintsev, Leonid Trauberg
164. Canção da Estrada (Pather Panchali, 1955, IND) de Satyajit Ray
165. Violência Gratuita (Funny Games, 1997, AUT) de Michael Haneke
166. Os Brutos Também Amam (Shane, 1953, EUA) de George Stevens
167. O Sabor do Chá Verde Sobre o Arroz (Ochazuke no aji, 1952, JAP) de Yasujirô Ozu
168. Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças (Eternal Sunshine of the Spotless Mind, 2004, EUA) de Michael Gondry
169. Verdades e Mentiras (Vérités et mensonges, 1974, FRA/IRA/RFA) de Orson Welles
170. O Mensageiro do Diabo (The Night of the Hunter, 1955, EUA) de Charles Laughton
171. O Homem do Terno Branco (The Man in the White Suit, 1951, RUN) de Alexander Mackendrick
172. Morrer Como um Homem (Morrer Como um Homem, 2009, FRA/POR) de João Pedro Rodrigues
173. As Sete Faces do Dr. Lao (7 Faces of Dr. Lao, 1964, EUA) de George Pal
174. Assassinato por Morte (Murder by Death, 1976, EUA) de Robert Moore
175. Ligações Perigosas (Dangerous Liasons, 1988, EUA) de Stephen Frears
176. Amadeus (Amadeus, 1984, EUA) de Milos Forman
177. O Homem do Sputnik (1959, BRA) de Carlos Manga
178. A Cadela (La Chienne, 1931, FRA) de Jean Renoir
179. Levada da Breca (Bringing up Baby, 1938, EUA) de Howard Hawks
180. Esse Mundo é um Hospício (Arsenic and Old Lace, 1944, EUA) de Frank Capra
181. Bed and Sofa (Tretya Meshchanskaya, 1927, URS) de Abram Room
182. Copacabana Me Engana (1968, BRA) de Antonio Carlos da Fontoura
183. Trono Manchado de Sangue (Kumonosu Jô, 1957, JAP) de Akira Kurosawa
184. Amantes (Two Lovers, 2008, EUA) de James Gray
185. O Bandido da Luz Vermelha (1968, BRA) de Rogério Sganzerla
186. Limite (1931, BRA) de Mário Peixoto
187. Na Natureza Selvagem (Into the Wild, 2007, EUA) de Sean Penn
188. Sócios no Amor (Design for Living, 1933, EUA) de Ernst Lubitsch
189. Um Grande Garoto (About a Boy, 2002, RUN/EUA/FRA/ALE) de Chris Weitz, Paul Weitz
190. Um estranho no lago (L’inconnu du lac, 2013, FRA) de Alain Guiraudie
191. Everything Will Be Ok (Everything Will Be Ok, 2006, EUA) de Don Hertz
192. El Justiceiro (1967, BRA) de Nelson Pereira dos Santos
193. A Marca da Maldade (Touch of Evil, 1958, EUA) de Orson Welles
194. Eu Nasci, Mas… (Otona no Miru Ehon – Umarete wa Mita Keredo, 1932, JAP) de Yasujirô Ozu
195. Billy Elliot (Billy Elliot, 2000, RUN/FRA) de Stephen Daldry
196. Vício Maldito (Days of Wine and Roses, 1962, EUA) de Blake Edwards
197. O Mágico de Oz (The Wizard of Oz, 1939, EUA) de Victor Fleming
198. Sebastiane (Sebastiane, 1976, EUA) de Paul Humfress, Derek Jarman
199. Kids (Kids, 1995, EUA) de Larry Clark
200. Amor Pleno (To the Wonder, 2012, EUA) de Terrence Malick

2 Comments

Filed under Cinema, Listas

2 responses to “Meus filmes favoritos – Janeiro 2014

  1. Ayrton

    Vi ontem – e pela primeira vez ! – TEOREMA, que está em segundo lugar na sua lista. O British Film Institute lançou essa cópia, excelente, em 2013. O mais bacana é a entrevista feita em 2007 com o Terence Stamp, que fala sobre o filme, Pasolini, Silvana Mangano, enfim, se vc é fā de TEOREMA, é um programa imperdível. Eu sou fā do Terence Stamp e tb vi, recentemente, LONGE DESTE INSENSATO MUNDO, mas esta é uma outra história.

  2. Mateus Nagime

    Oi Ayrton! Que bom que você curtiu. Sim, inclusive tive a sorte de ver o Teorema no BFI, na cópia restaurada. Mas não vi essa entrevista, que bacana!! Vou procurar, assim como o outro filme com Stamp! Abraços!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s