Impressões sobre as indicações ao Oscar 2013

  • Mais chato do que acompanhar as indicações ao Oscar é acompanhar a galera reclamando das indicações ao Oscar.
  • Dito isso, comentemos: Das 122 indicações vi apenas 30, o que representa pouco menos de 25%. 53 filmes receberam ao menos uma indicação e destes vi apenas 15 (28%). Assim fica difícil comentar sobre as indicações profundamente.
  • Ficam impressões. Bacana ver Joaquim Phoenix indicado como melhor ator por The Master, novo Paul Thomas Anderson, em companhia de Amy Adams e Philip Seymour Hoffman. Mas ao mesmo tempo nessa loteria do Oscar é triste que Leonardo DiCaprio ficou de fora por Django Unchained novamente, após ter sido esnobado por Foi Apenas um Sonho e J. Edgar (e por que não, Titanic?)
  • Entre os que ficaram de fora, Ben Affleck já era carta fora do baralho como ator por Argo   apesar de gostar bastante de sua interpretação, mas demorei para perceber que ele tinha sido excluído dos diretores, após as omissões mais gritantes de Bigelow e Tarantino.
  • Moonrise Kingdom ficou de fora das indicações principais, apesar do PGA ter listado ele entre seus 10 indicados e eu mesmo acreditar que Wes Anderson poderia emplacar uma vaga entre os diretores. Porém sua indicação a roteiro original é mais que bem-vinda e a equipe por trás do filme lançou facebook esse parabéns para Anderson e Coppola.
What kind of Oscar are you?

What kind of nominee are you?

  • Amor ser indicado a filme, roteiro e em especial, direção foi certamente a grande notícia da manhã de ontem. Melhor ainda ver a grande Emmanuelle Riva entre as indicadas à atriz. Aos 85 anos é a atriz mais velha a receber uma indicação e agora que Zero Dark Thirty parece ter perdido um pouco de força a vitória de Chastain não é tão certa (nem a de Lawrence por Silver Linings Playbook), será que existe chances de vitória? Veremos.
  • O filme representando a Áustria na disputa vai disputar o prêmio de filme estrangeiro com a bobice engana-festival vinda do Canadá, A Feiticeira da Guerra e o interessantíssimo retrato histórico chileno, No – o filme que talvez a campanha do Freixo poderia ter visto uns meses atrás…
  • O IMDB confirma que é um ótimo site de informações (não perfeito, porém), mas ainda é muito ligado à indústria, insinuando que Phoenix não deveria ser indicado pois não deve comparecer à cerimônia e que a indicação de Espelho Espelho Meu em figurino foi uma grande surpresa.
  • Terminando em boa nota, porém, The Dark Knight Rises não foi indicado a nada, nada, nada. Ufa.

Leave a comment

Filed under Cinema

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s