As escolhas de Al Pacino

Cada um tem a gêmea que merece (Jack and Jill, 2011, EUA) de Dennis Dugan 1,5/10

 

Que Adam Sandler seria capaz de fazer esse filme ninguém tinha dúvidas. Agora que Al Pacino se rebaixaria a esse nível foi uma novidade para mim. Ele está no papel dele mesmo, um ator que aparenta estar pirando e que sempre encarna os personagens que interpreta fora das telas e se apaixona por Jill, a irmã gêmea de Jack (ambos interpretados por Adam Sandler). Brigas de gêmeos, reflexões superficiais sobre a importância familiar, brincadeiras com sexo, peidos, imigração e atuação, tudo entra em cena nessa salada mista.

A cena mais interessante e enigmática do filme é justamente a final. A versão masculina de Sandler convence (se travestindo de sua irmã) Pacino a fazer um comercial para uma marca de café. Uma coisa horrorosa, como toda a atitude depreciativa que Pacino faz dele mesmo durante o filme (atende o celular no meio da peça, tenta falar em francês e espanhol para se mostrar sem saber nada, aparenta estar depressivo, etc). É realmente ridículo. Pacino então estarrecido se vira “Temos que queimar isso. Ficou péssimo, que ninguém mais veja isso. Vamos queimar”.

É quase como uma admissão, por parte dos dois atores e do diretor Dennis Dungan, de que tudo o que vimos é uma droga. Mas e aí? Uma piadinha interna para os críticos e pessoas que não passaram o filme inteiro rindo descobrirem uma coisa engraçada? Para um futuro em que o filme será “redescoberto”? Em uma cena, Jill destrói o Oscar de Pacino e diz “Meu Deus, tenho certeza que você tem outros”, ao qual ele responde “É normal pensar isso, mas por incrível que pareça, não”. Se depender de filmes assim, o segundo Oscar não virá Al, fica dica.

Leave a comment

Filed under Cinema, Críticas

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s