Fique na música, Madonna

“W.E. – O Romance do Século” (“W.E.”, 2011, RUN) de Madonna 2/10

Sinceramente, eu fiquei com muita vergonha da Madonna assistindo a esse filme. A história traça um paralelo totalmente mirabolante entre uma mulher deixada de lado pelo marido (Abbie Cornish) e a história do romance entre Wallis Simpson (Andrea Riseborough) e o Rei Edward (James D’Arcy). Ela começa a ficar obcecada com a história que acaba espelhando um romance dela com um segurança russo (Oscar Isaac).

O melhor são as cenas em que Wallis dá uns tapas na cara da protagonista (chamada obviamente de Wally) a dizendo “isso não é um conto de fadas, cresça”. É o que eu sentia em todo o momento do filme. A personagem parecia a todo momento estar num estado de delírio incrível, o que é normal. O pecado do filme é aceitar completamente e criar no marido um homem sem coração e no amante russo finalmente alguém que compreende ela, quando se fosse um filme justo – ou melhor, um filme – ele obviamente estaria ali apenas para levar ela para cama. Não entendemos nunca porque uma mulher que parece ser inteligente ficar tão fascinada por anos e anos nesse caso, quando certamente teriam maneiras muito mais competentes de nos apresentar a dor que ela sofria.

O único interesse no filme é ver a história entre Edward e Wallis contada por um ponto de vista não tão óbvio, mas que ainda assim não chega a decolar, até porque Madonna parece mais interessada nas atribulações de uma vida de celebridade do que de fato numa crise pessoal. De resto, somos apresentados a uma personagem fraquíssima que passa o filme inteiro se lamentando e sonhando.

O pior é que aparentemente a diretora e co-roteirista acredita realmente naquele mundo de faz-de-conta que ela cria. A música super chata “Masterpiece”, vencedora do Globo de Ouro, que toca nos créditos é um exemplo disso. Nos resta é rir do roteiro, das atuações e de toda a situação que só cria tédio e irritação.

Leave a comment

Filed under Cinema, Críticas

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s