Cameron Crowe, é você mesmo?

“Compramos um Zoológico” (“We Bought a Zoo”, 2011, EUA) de Cameron Crowe 3,5/10

 

É muito triste ver um diretor do naipe de Cameron Crowe que dirigiu um dos melhores filmes da década passada (“Quase Famosos”) e mostrou ainda estar em forma com “Pearl Jam Twenty” se rebaixar a este nível. Pior ainda é saber que o roteiro é (em parte) dele. Ou seja, não tem escapatória: Não dá para escapar críticas a ele de cenas no melhor estilo facepalm, como quando após uma bola fora do protagonista (Matt Damon), um macaquinho põe a mão no rosto mostrando sua desaprovação. Impossível não fazer o mesmo ato, desta vez em direção ao filme.

A história segue todos os clichês maginários, da maneira mais rasteira possível, seja o amor que surge entre um viúvo aventureiro de bom coração (Damon) que compra uma casa num zoológico abandonado e se apaixona pela moça que cuida (Scarlet Johansson), ou da relação dele com seu filho, um menino que está sempre de mal com a vida, pintando desenhos tristes e em preto e descobre o “lado bom da vida” ao conhecer uma garota felizinha de sua idade.

O filme tem um ritmo que não atrapalha o roteiro um quarto de boca e ao menos tem uma boa sacada quando lida com a memória (no caso, da esposa falecida) e como o protagonista se aproveita e se perde por ela. Mas como tudo é dito pelo lado fofinho da história isso passa um pouco batido. Assim como uma cena chave entre pai e filho (Colin Ford) que é incrível, mas se perde no meio de tanta bobeira.

E é sempre bom ver Thomas Haden Church de novo, mesmo que ele faça quase sempre o mesmo papel de “Sideways” (mas vocês precisam ver o novo do Friedkin, “Killer Joe”, logo!). Os atores estão quase todos bem em seus papeis, mas como lidar com uma caricatura que mais lembra um quadro do Saturday Night Life, como é o personagem de John Michael Higgins?

Leave a comment

Filed under Cinema, Críticas

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s