Improvisando em francês

Esta semana comprovei a importância de se preparar um texto para ler durante as apresentações. Especialmente em uma língua que não se domina ainda, como é meu caso com o francês. É o caso de uma matéria que eu estou fazendo no Mestrado da Paris 8, « Approches de la Valorisation du Patrimoine cinématogratographique : cinémathèques, musées, expositions » (algo como « Abordagens da Valorização do Patrimônio cinematográfico : cinematecas, museus, exposições »). O professor pediu para cada aluno estrangeiro explicar um pouco como funciona a preservação ou um arquivo de seu país de origem. Não sei se este formato vai funcionar muito bem para os outros estrangeiros, já que parecem não conhecer muito bem a história ou a atividade destes, mas como eu e o meu amigo brasileiro que está aqui vínhamos de experiências na preservação audiovisual no Rio de Janeiro, funcionou perfeitamente.

Z. fez tudo certinho : Preparou um powerpoint, leu um texto que tinha preparado, falou certinho. Eu tinha feito um texto, separei umas fotos fora da ordem, pus um vídeo para descobrir que não podia tocar do meu computador, aí fui falar com dois computadores, um com internet, outro não (e seria o que precisava), e na segunda frase creio que já saí do texto. Tentava voltar, mas nem conseguia achar direito aonde estava e acabei resolvendo falar tudo de improviso mesmo. Em francês.

No final, duas concluões, uma positiva e uma negativa. A positiva é que eu consegui me segurar bem, apesar de não ter feito uma apresentação tão boa. E eu que nunca fui tão bom de improvisar mesmo em português me surpreendi em como consegui falar tudo que eu queria pelo menos. Isso foi bacana. Se falei bem, já é outra coisa, mas nada que um texto melhor preparado da próxima vez não resolva. Sempre bom ver pelo lado positivo né ? E acabei gravando a minha apresentação. Daqui a um ano ou alguns meses vai ser engraçado ouvir e ver como melhorei o francês (espero) !

Leave a comment

Filed under Uncategorized

Leave a Reply

