“People mountain people sea”

Antes de publicar o ranking do festival, um pequeno erro: Eu publiquei a “correção” da crítica de People Mountain People Sea, só que não tinha posto a original. Vai aí embaixo então um texto que acaba juntando as duas.

 “People Mountain People Sea” (“Ren Shan Ren Hai”, Hong Kong/China) de Cai Shangjun 3,5/10

O episódio relatado no post anterior, obviamente atrapalhou a exibição do filme chinês que entrou de última hora na competição, mas não é motivo para passar a mão no diretor, que realizou uma obra um tanto confusa e sem direção adequada. É uma grande dúvida porque um filme como esse entrou na competição de última hora, a parte de propósitos políticos, já que deveria ser espaço para um grande título aparecer. Prova do amor incondicional de Marco Müller pelo cinema asiático, que está chegando a limites extremos.

O filme tem início com uma vingança do protagonista por conta do assassinato de seu irmão mais novo. Como ele foi responsável também por um acidente na empresa aonde trabalha, tem que pagar uma indenização, o que leva a uma busca por dinheiro e vingança. Mas com personagens mal explicados, e situações um tanto estranhas, o impacto se perde completamente. As belas paisagens do início do filme não salvam o título de uma decepção total.

Mas existem prós para compensar a narrativa um tanto confusa e perdida: A primeira cena é espetacular, ainda mais sob uma paisagem enorme. A fotografia consegue explorar bem as paisagens rurais chinesas para tecer essa história que se passa “por dentro da China verdadeira”.  Por isso que o filme não pode ser anunciado, mas a instituição do filme-surpresa não pode se transformar em mero palanque para filmes chineses proibidos pelo governo.

A sequência em que se passa na mina de carvão, com vários trabalhadores sendo mantido escravos e tecendo suas próprias leis e regras também é fantástica e o único momento do filme em que existe um brilho verdadeiro. Mas é só ali, e em um ponto de vista puramente estético, que ela funciona.

1 Comment

Filed under Uncategorized

One response to ““People mountain people sea”

  1. Pingback: Ranking do Festival de Veneza «

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s