Pós-ressaca

Enquanto espero o trem para sair de Veneza, me vieram algumas questões e comentários:

– O que teria acontecido se “Fausto” não aparecesse no Lido? Fiquei assustado a princípio pensando que o Leão de Ouro poderia ir para um dos dois prêmios principais, “People Mountain People Sea” ou “Terraferma”. Mas nenhum deles tem a força do Sokurov e seriam vencedores estranhíssimos. Será que seria isso mesmo, o júri achou que os 2 filmes fazem parte do top3 da competição? Ou será que “Shame” caiu por conta do prêmio de melhor ator? Fiquei curioso pra ver as premiações anteriores e ver se essa tendência de dar primeiro os prêmios dos atores para ver o que sobra faz sentido em outras edições, até de Cannes também. Lembrando que em 2007 por exemplo “I’m not there” ganhou prêmio do júri e atriz.

 

– É incrível como o juri, presidido por um americano, completamente negou o cinema estado-unidense que estava amplamente representado. “A Dangerous Method”, “Dark Horse”, “KIller Joe”, “Texas Killing Fields”, “4:44” e “The ides of march” sairam sem nada, além de “Carnage” que é uma produção internacional, mas se baseia em Nova York e “parece” americano. Será que ano que vem maneram na dose hollywoodiana? Tomara que siga o mesmo com a filmografia chinesa. Aronofsky falou tanto de “produção internacional”, mas o que vimos foram basicamente filmes chineses, americanos, ingleses, italianos e 2 franceses (que sairam de mãos abanando também), além de um japonês, um russo, um grego e um israelense.

Cade a produção latino-americana, espanhola, portuguesa, da escandinávia, alemã, iraniana, dos paises balcãs…? Tragam a pluralidade de volta!

E será que Marco Müller continua? Espero que um sangue novo invada os canais de Veneza…

Chego amanhã em Paris, e o primeiro filme que passa na Cinemateca é “Terra em Transe” do Glauber!

Leave a comment

Filed under Uncategorized

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s