Mais 2 longas e 1 curta do Festival de Veneza

Só falta “Shame” que ainda tou escrevendo e devo postar amanhã, um dia complicado no qual vejo 4 filmes em competição e o segundo brasileiro, “Giramundo”.

 

“Meteor” (Alemanha) de Christoph Girardet, Matthias Müller (7,5/10)

Lindo curta-fantasia que se aproveita de imagens de arquivo para construir um mundo paralelo visto pelos olhos de uma criança. Bacana ficar tentando reconhecer também os filmes e a música de Puccini combina maravilhosamente com o filme, que lembra um pouco “O Pequeno Príncipe” aliás.

 

“Shock Head Soul” (Holanda, Reino Unido) de Simon Pummell (6/10)

Um filme bem estranho, mas que combina certinho com o personagem biografado – Daniel Paul Schreber, um dos advogados mais brilhantes da Alemanha que no final do século XIX começou a acreditar que Deus lhe enviava códigos por uma máquina de escrever que atravessava o cosmos e queria o transformar em mulher. Passou a ficar nove anos isolado, até conseguir voltar para casa ao mostrar que tinha sanidade mental e fazer uma defesa em base de liberdade religiosa.

O filme mistura depoimentos de juízes e doutores (personagens reais) em forma de um tribunal, além de mostrar também cenas de seu tempo internado e em relações familiares, além de imagens digitais que tentam interpretar os pensamentos de Schreber. Especialmente pelos ângulos de câmera, os planos incomodam um pouco fazendo essa divisão ficar complicada para se acompanhar o filme, mas foi um jeito esperto de Pummell de tentar nos aproximar ainda mais do mundo de Schreber.

Pummell não tenta relaxar em sua avaliação a Pummell e acerta quando não usa muito de Freud para tentar explicar as causas, já que o psicanalista austríaco escreveu um livro comentando as memórias publicadas de Schreber. É um filme confuso, mas forte, que não tenta explicar muito certinho a idéia dele. Penso que um dos maiores objetivos do filme é fazer voltar-se aos textos de Schreber, ter uma curiosidade de estudar ainda mais a obra e personalidade dele. Uma sabedoria de que uma “biopic” nunca vai conter todos elementos, nem 10% talvez do retratado – – um território no qual James Franco também teve sucesso neste Festival com “Sal”

 

“The Invader” (Bélgica) de Nicolas Provost (6/10)

Não conhecia essa figura, me apresentada pelo Rudá Lemos. Fui ver esperando algo completamente não-narrativo, pois ele parece ser um diretor de curtas experimentais. Mas é uma história de começo-meio-fim sobre um imigrante ilegal africano, Amadou (Isaka Sawadogo) que sai pelas ruas de Bruxelas sem dinheiro atrás de algum futuro. Acaba encontrando uma mulher rica, Agnés e tenta seduzir ela, mas as relações entre os dois começam a ficar amargas.

Um olhar ácido sobre a imigração na Europa – ao contrário do água-com-áçucar “Terraforte” na competição oficial – tem como um grande plus o seu ator principal, que constrói um personagem sedutor, forte e decisivo, mas que sabe impor alguns limites para chegar aonde quer.

A relação entre Amadou e Agnés se transforma num jogo entre primeiro e terceiro mundo, os que tem medo de perder o que têm e aqueles que precisam ir atrás do pão de cada dia. O jogo de gato-e-rato vai ficando cada vez mais intenso, apesar de alguns alívios cômicos inteligentemente postos por Provost. No fim, não é nenhum filme espetacular, longe disso, mas tem um protagonista forte que consegue carregar o filme.

4 Comments

Filed under Uncategorized

4 responses to “Mais 2 longas e 1 curta do Festival de Veneza

  1. Pingback: Ranking do Festival de Veneza «

  2. Pingback: Indicações para o Festival do Rio 2011 «

  3. Vitor

    Onde voce conseguiu o shock head soul? tento assistir ou comprar ele e nao acho

  4. Oi Vitor!! Eu vi esse filme no Festival de Veneza em 2011! Realmente nunca mais consegui achar ele, o que é uma pena! Boa sorte!!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s