Sexo sem Compromisso

Sexo sem compromisso
Mateus Nagime
17/03/2011
3,5

Por mais que eles digam que não, É uma relação

O filme começa num acampamento de verão infantil. Um garoto (a cara do Ashton Kutcher) chega numa garota (a cara e a voz da Natalie Portman). Ele é popular mas se abre para ela e começa a chorar. Ela assiste impassível. Ele aproveita a intimidade para dar em cima nela, mas não funciona. Corta para anos depois. Os protagonistas, Emma e Adam, já devidamente interpretados por Kutcher e Portman se encontram em várias ocasiões, até que de repente acaba rolando uma química e eles fazem sexo. Ele se anima logo com a situação, mas ela já deixa claro que não acredita em namoros, quer ter seu espaço e a relação só funcionará se for baseada puramente em sexo. Nada de sentimentos, “sexo sem compromissos”.
Assim começa o filme, acompanhada de todos os outros paradigmas dos filmes que tentam apresentar um sopro de modernidade nas comédias (românticas) hollywoodianas. Trilha pop/indie, fotografia superclean, e uma edição que combina cortes rápidos e planos que fingem ser mortos por um segundo para dar um ar “contemporâneo”. E o filme caminha nesta direção por um bom tempo, a de nos mostrar uma visão mais moderna, não tão clichê de um relacionamento que não é fruto das gerações atuais, pelo menos quase não é apresentado no cinema de indústria Hollywoodiano.
Mas pouco a pouco vamos enxergando os furos do roteiro. Emma não é independente, criativa, segura de si como aparenta. Ela é simplesmente uma workaholic, e que tem medo de se magoar então acha mais seguro se fechar dentro de um escudo falso de autodeterminação. Exatamente o grande problema de um filme bem superior que chegou aos cinemas brasileiro ano passado, “Amor Sem Escalas” que não por acaso, é produzido por Ivan Reitman (e dirigido por seu filho, Jason), diretor de “Sexo…”. Pronto, lá se vai toda tinta fresca que o filme poderia nos apresentar e a gente se lembra que estamos vendo o mesmo filme de sempre, um romance que começa bem, tem sua queda e terminará com a tão esperada reconciliação no final feliz. Porque nem ai o filme se esforça para ser um pouco mais verossímil, ao contrário do “Amor sem Escalas” em que apenas observamos um descuido na construção de personagem.
Ashton Kutcher passa o filme em branco, sendo o que ele foi em todos os outros filmes: O cara bonitão, charmoso , que não parece ser muito profundo, mas é o mais bem intencionado. Aliás, as brigas dele com um outro pretendente de Emma chegam a soar ridículas de tão risíveis que são os tratamentos de caráter feitos a Adam e a seu rival. Natalie Portman retorna a uma personagem rasa e com criação de roteiro muito superficial, como no oscarizável “Cisne Negro”, mas desta vez a trabalha muito melhor, dando uma espécie de profundidade que não vimos muito no filme de Aronofsky. Aqui ela nos faz crer que apesar do que o roteiro nos demonstra insistentemente na segunda metade de que ela é uma menina solitária em busca do amor, tem algo ali que parece ser uma honesta vontade de ser independente, criar seu próprio caminho sem seguir convenções. Pena que a mão pesada de Reitman na direção trata de matar essa força interna.
Assim, o filme caminha para um final melancólico, não por apresentar algo “triste” em si, mas por ser exatamente o que temíamos e esperávamos ao ver uma comédia romântica. Nem os merchandisings insistentes da Apple que nos mostrávamos um iphone a cada cena – “será que para sermos jovens e hippies hoje além de complicar mais do que queremos os relacionamentos precisamos de um iphone?”, deve pensar Reitman – chega a incomodar tanto quanto esta falta de preocupação com os personagens.

1 Comment

Filed under Críticas

One response to “Sexo sem Compromisso

  1. No mínimo polêmico dizer que Natalie Portman está melhor em “Sexo por Compromisso” que “Cisne Negro”. Mas, finalmente você está de volta!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s